Bem-vindos às Crónicas no Rio !

Rio ao Natural - Parte I (Dias #19, 20, 21, 22)

By 16:02 ,






Este fim-de-semana foi um fim-de-semana ao ar livre. Sim, como se os outros todos não tivessem sido. É verdade, tudo aqui é ao ar livre. Mas este último foi particularmente ligado à natureza.

Sábado, 9h30 da manhã. Apanhámos o metro na General Osório e saímos na Carioca.
Pouco depois das 10h já estávamos no Largo da Carioca, assim conhecido por ser o local onde foi construído o primeiro Chafariz da Cidade – o Chafariz da Carioca – abastecido pela água que vinha desde o Rio Carioca (que nasce na Floresta da Tijuca e desagua na Baía de Guanabara), através dos aquedutos que forneciam a cidade. Esta e muitas outras informações interessantes foram-nos dadas a conhecer pela Free Walker Tours, uma empresa de jovens empreendedores que acreditam (tal como eu) que uma cidade deve ser (e só pode ser) conhecida através da sua história, cultura e vida local (e real).





Às 10h40 (tolerância incluída), a Vitória – a guia que faz o tour em português – começou pelos esclarecimentos sobre segurança e o funcionamento do tour. O sistema é muito simples: o tour consiste em cerca de 3 horas que passam pelos pontos mais marcantes e relevantes da cidade e é grátis. Obviamente que, no final, qualquer um pode contribuir com uma gorjeta ou recompensa de acordo com aquilo que achar mais conveniente ou com a sua avaliação do tour. Nós achámos que valeu muito a pena e que, portanto, deveríamos recompensar a Vitória. Parece-me importante salientar que a Vitória tem apenas 19 anos e está a tirar o seu curso na área das Ciências Sociais. É uma jovem muito simpática e cheia de energia e tem temas de conversa para todo o tour. Durante todo o percurso, ela esteve sempre aberta às nossas perguntas e até ficava contente quando participávamos e lhe contávamos opiniões pessoais, histórias, curiosidades, etc. Além disso, acho que sabia mais sobre a História de Portugal do que nós. Estes tours, para sobreviverem, têm que ser financiados por alguma coisa, neste caso são as gorjetas.




Depois do Largo da Carioca, onde fica o Convento de Santo António e nos é explicado também o significado e funções de alguns dos edifícios modernos, o tour passa pela Confeitaria Colombo, um café fundado por portugueses e a fazer lembrar a Brasileira, a Versailles ou o Majestic, no Porto. É muito bonito, a única diferença é, talvez, ser maior e mais imponente (um pouco mais caro, também). 











De seguida, passámos pela Praça XV, o Paço Imperial e o Palácio Tiradentes, três marcos fundamentais para a história do Rio de Janeiro e do Brasil. O Paço Imperial foi o local onde o rei D. João VI, rei de Portugal, se instalou com a família (incluindo D. Pedro, o futuro Imperador do Brasil), após ter fugido de terras lusas, na sequência das invasões napoleónicas. É, portanto, um marco também muito importante para a história de Portugal. O Palácio Tiradentes, actual sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e local de muitas manifestações violentas, entre as quais as mais recentes de 2013 e 2014, deve o seu nome a uma figura central do Brasil, Joaquim Xavier – o Tiradentes. Entre muitas outras funções, o militar e activista político, era também dentista, profissão anteriormente designada de Tiradentes. Ele ficou conhecido como símbolo máximo de heroísmo e patriotismo por ter sido condenado à morte por traição ao Rei e ter sido ainda humilhado, esquartejado e exibido em praça pública, de modo a servir de exemplo para a restante população. A sua execução foi tão longa e exibicionista que, até hoje, o povo vê a sua figura como mártir e representante da forças cívicas e militares do Brasil. Por todos estes motivos, o Tiradentes está representado por uma estátua (endeusada) em frente ao Palácio com o seu nome e tem direito a um feriado nacional em sua homenagem, no dia 21 de abril, data da sua execução.












Abricó-de-macaco (árvore originária da Amazónia e muito comum pelas ruas do Rio)
Abricó-de-macaco (Amazonian tree, very common on the streets of Rio)


Depois de todo este banho de História, passamos ainda pela Cinelândia (zona assim conhecida por ter sido o local onde todos os cinemas se localizavam – hoje em dia, existe apenas um muito antigo e que passa filmes pornô, segundo nos disse a Vitória), o Museu de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e a Câmara Municipal dos Vereadores. Todos os edifícios são imponentes, no entanto, ficámos também a saber que, embora o Teatro Municipal esteja forrado a folha de ouro, tanto por dentro como por fora, e seja muito mais bonito, a Câmara Municipal dos Vereadores custou o dobro para ser construída, o que, mais uma vez, fez com que o povo se revoltasse e serve de mais um motivo de ódio da população relativamente à classe política que os deveria representar.


 Gilberto Gil (former Brazilian Minister of Culture) 

 Portuguese Gymnastics Club
 Câmara Municipal dos Vereadores e o Amarelinho (a chopperia mais famosa desta zona)
Municipal City Council and the Amarelinho (the most famous chopperia in this area)










450º Aniversário do Rio de Janeiro 
450th Anniversary of Rio de Janeiro City

Chegados à zona final do nosso tour, visitamos a emblemática Escadaria Selarón (cujo nome oficial é Escadaria do Convento de Santa Teresa - liga o bairro da Lapa ao de Santa Teresa), que deve este nome a Jorge Selarón, um artista chileno que viajou por inúmeros países de todo o mundo até se decidir por ficar a viver no Rio de Janeiro, em 1990. Inicialmente, começou por adornar as calçadas e as laterais da escadaria com banheiras que faziam de canteiros e, posteriormente, após os moradores a terem pintado de verde e amarelo para o Mundial de 1994, Selarón resolveu começar a azulejar os degraus. Este trabalho demorou muitos anos a ser concluído e utilizou azulejos vindos de mais de 60 países.













Para quem ainda não viu, aconselho a verem o episódio do Portugueses pelo Mundo no Rio de Janeiro, onde um dos portugueses, que viveu no bairro de Santa Teresa, conhece e se encontra com Selarón, numa daquelas que deve ter sido das últimas aparições dele, já que o artista morreu pouco tempo depois. Reza a lenda que o artista terá deixado o Chile devido a perseguições políticas e, para trás, terá ficado a sua mulher, grávida do seu filho. Segundo esta lenda, Selarón terá voltado ao Chile, algum tempo depois, com o intuito de conhecer o seu filho e rever a sua mulher. No entanto, tê-la-á descoberto morta. Esta é uma das versões que explicam os vários azulejos que se encontram na escadaria, ilustrando o corpo de uma mulher negra, grávida, com a cabeça do próprio artista.





O Free Walker tem ainda uma parceria com um restaurante na zona da Lapa (a zona dos arcos famosos pelo bondinho que agora está, infelizmente, inactivo). O restaurante chama-se Bistrô da Lapa e oferece um shot de caipirinha, um suco de laranja e uma feijoada típica com desconto. A feijoada é servida numa dose enoooorme (tal como quase tudo aqui no Rio) e ainda inclui, claro, o arroz branco, a farofa (aromatizada com bacon ou chouriço, nhami!), couve galega com torresmos e laranja (segundo nos disseram os nossos companheiros paulistas, serve para absorver a gordura da feijoada). Óptimo!








Devo dizer que, a melhor parte do dia veio depois. Ao contrário do que tínhamos inicialmente planeado, desistimos de ir à Barra da Tijuca (foi-nos dito que é uma zona com pouca coisa para ver, a não ser as praias) e seguimos o conselho de ir visitar um dos bairros mais típicos e artísticos do Rio: o bairro de Santa Teresa. Foi o melhor que poderíamos ter feito.
Apanhámos então o ônibus 006 (zero-zero-meia) para Santa Teresa e, quando chegámos, deparámo-nos com um ambiente descontraído e animado de jovens, famílias, artistas, pessoas de todas as idades pelas ruas. Entre cafés, restaurantes e bares com óptimo aspecto, casas e lojas de arte e souvenirs, encontrámos a melhor galeria de arte que vi até agora no Rio (e talvez em toda a minha vida). Mal entrámos vimos quadros e obras de arte que nos apaixonaram à primeira vista e eu soube, imediatamente, que não iria sair dali sem levar pelo menos uma delas. As representações das favelas foram as que mais nos chamaram a atenção, sobretudo uma delas, em ponto grande. O próprio do artista estava lá para nos dar explicações – Domingos Cardoso – e disse-nos que o original daquele quadro tinha sido vendido a um cliente de Londres que ficou apaixonado pela obra e pagou por ele 4 mil reais (qualquer coisa como 1.367€). Dizia-nos, orgulhoso, que não tinha sido o único, que, tal como aquele, outras das suas obras já tinham viajado para a Austrália, por exemplo. Pareceu-nos muito justo. E nós acabámos por não resistir e comprámos, não uma, mas três das suas pinturas, além de um postal e, claro, ímanes para o meu querido e viciado coleccionador pai.
Depois disso, ainda fomos ao Parque das Ruínas, que nos tinha sido aconselhado com muita veemência pela Vitória, e ficámos encantados. Mais uma vista esplendorosa para a cidade do Rio.
O resto fica para a segunda parte (acreditem que vale a pena). Por agora, já falei de mais. Mas, para já, deixo-vos com as imagens para que possam avaliar por vocês mesmos.




O Bairro de Santa Teresa ainda conserva os palacetes da burguesia carioca dos finais do século XIX
 The Santa Teresa neighborhood still preserves the palaces of the Rio de Janeiro's bourgeoisie of the late nineteenth century










 Em destaque: Pão de Açúcar e favelas de Santa Teresa
Featured: Pão de Açúcar and the Santa Teresa favelas
Em destaque: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, Edifício da Petrobras a representar uma plataforma petrolífera e os Arcos da Lapa
Featured: the Saint Sebastian of Rio de Janeiro's Metropolitan Cathedral, Petrobras building representing an oil rig and the Lapa Arches


---


Natural Rio – Part I (Days #19, 20, 21, 22)


This weekend was an outdoor weekend. As if the others were not… Yes, it is true, everything here is outdoors. But this last weekend was particularly connected to nature.

Saturday. 9:30 am. We took the subway at General Osorio and got off in Carioca.
Shortly after 10 am, we were the Carioca Square (Largo da Carioca), named like that for being the place where the first city fountain was built - the Fountain of the Carioca - operated by water coming from the Carioca River (the source is in Tijuca Forest and the mouth in Guanabara Bay), through the aqueducts that supplied the city. This is only one of the interesting things learned from the Free Walker Tours, a company of young entrepreneurs who believe (as I do) that a city should be (and can only be) known by its history, culture and local (real) life.

At 10:40 am (including the 10 minute tolerance), Vitória - the guide who does the tour in Portuguese - started with the clarifications on security and the way the tour works. The system is very simple: the tour consists of about 3 hours passing through the most prominent and important points of the city and it is for free. Obviously, in the end, anyone can contribute with a tip or reward according to what they find most convenient or to their evaluation of the tour. We thought it was worth it and, therefore, we had to reward Vitória. It is important to note that Vitória is only 19 years old and is doing her Social Science degree. She is a very friendly and full of energy young lady and she has topics for discussion for the entire tour. All the way, she has always been open to our questions and eas eve glad when we participated and told her personal opinions, stories, trivialities, etc. Also, I think she knew more about the History of Portugal than we do. Moreover, in order for these tours to survive, they have to be financed by something; in this case it is the tips.

After the Carioca Square, where the monastery of St. Anthony is, and also after Vitória explained the meaning and purposes of some of the modern buildings, the tour goes to Confeitaria Colombo, a magnificent café founded by two Portuguese immigrants, which reminds me of A Brasileira and Versailles in Lisbon or Majestic in Porto. It is very beautiful, the only difference is, perhaps, it is bigger and even more majestic (a little bit more expensive, too). Then we went to Praça XV (15th Square), the Imperial Palace and the Tiradentes Palace, three major milestones in the history of Rio de Janeiro and Brazil. The Imperial Palace was the place where King João VI, King of Portugal at the time, settled with his family (including D. Pedro, the future Emperor of Brazil), after escaping from Portuguese lands, after the Napoleonic invasions. It is, therefore, a very important milestone also to the history of Portugal. The Tiradentes Palace, current seat of the Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro and site of many violent demonstrations, including the most recent in 2013 and 2014, owes its name to a central figure in Brazil, Joaquim Xavier – the Tiradentes. Among other jobs and being a military and political activist, he was also a dentist, a profession that was formerly known for Tiradentes (literally, “teeth-puller”). He became a heroism and patriotism symbol for having been sentenced to death for treason against the King and was even humiliated, sliced in pieces and displayed in a public square in order to set an example for the rest of the population. His execution was so long and barbaric that, to this day, people see his figure as a martyr of the people and a representative of the civil and military forces of Brazil. For all these reasons, the Tiradentes is represented on a statue (with the image of a god) in front of the Palace with his name and is entitled to a national holiday in his honor on April 21, the date of his execution.

After this whole bunch of historic information, we went to Cinelândia (the place where all the theaters were located - today, there is only a very old one, which has only porn movies, according to Vitória), the Museum of Fine Arts, the Municipal Theatre, the National Library and the Municipal City Council. All the buildings are impressive, however, we were also told that, although the Municipal Theatre is decorated with golden leaf, both inside and out, and is much more beautiful, the Municipal City Council cost the double to be built, which, again, has made the people even more outraged and furious towards the political class that should represent them.
At the end of our tour, we visited the famous Selarón Staircase (the Escadaria Selarón - officially named The Staircase of the Santa Teresa Convent - connects the neighborhoods of Lapa and Santa Teresa), that owes this name to Jorge Selarón, a Chilean artist who traveled across several countries around the world, until he decided to stay and live in Rio de Janeiro, in 1990. Initially, he started by decorating the sidewalks and the sides of the staircase with tubs that had plants and later, after the residents painted the streets and the steps with green and yellow (the Brazilian flag colors) for the 1994 World Cup, Selarón decided to start tiling the stairs. This work took many years to be completed and he used tiles from more than 60 countries.
In an episode of “Portugueses pelo Mundo” (a TV Show - Portuguese around the World), one of the Portuguese living in Rio de Janeiro, specifically in the Santa Teresa neighborhood, meets Selarón in what I think must have been one of hi last appearances, as the artist died shortly after that.
Rumor has it that the artist left Chile due to political persecution and left his wife behind, pregnant with their child. According to this legend, Selarón returned to Chile, some time later, in order to meet the child and see his wife again. However, he found out that she was dead. This is one of the versions that explains the various tiles on the staircase showing the body of a pregnant black woman, with the head of the artist himself.
Additionally, the Free Walker Tour has a partnership with a restaurant in the Lapa area (the area of the famous arches with the cable car that is now, unfortunately, inactive). The restaurant is called Bistro da Lapa and offers a shot of caipirinha, an orange juice and a typical feijoada (been stew is one of the main courses in Brazil) with a generous discount. The feijoada is served in a huuuge portion (as is almost everything here in Rio) and also includes, of course, white rice, farofa (roasted manioc flour, flavored with bacon or sausage, yummy!), kale with dried greaves and orange (our fellow tourists from São Paulo, told us that the feijoada is usually served with orange in order to absorb the fat). Great!

I must say that the best part of the day came later. To contradict what we had originally planned, we gave up going to Barra da Tijuca (we were told it is an area with little to see, apart from the beaches) and decided to follow Vitória’s advice and go visit one of the most typical and artistic neighborhoods in Rio: the Santa Teresa neighborhood. It was the best decision ever!
We then took the bus 006 (“zero-zero-half”, as Brazilians say) to Santa Teresa and when we arrived, we found ourselves in a relaxed and lively atmosphere of youth, families, artists, people of all ages, walking on those streets. Among cafes, restaurants and bars with stunning good looks, houses and art and souvenir shops, we found the best art gallery that I have seen so far in Rio (and perhaps in all of my life). From the moment we first stepped into that place, we instantly fell in love with the paintings and works of art that were in there and I immediately knew that I would not get out without taking at least one of them with me. The representations of the slums were the ones that caught our attention, especially one of them, a large one. The artist himself was there to give us explanations - Domingos Cardoso – and he told us that the original work had been sold to a London customer who fell in love with it and paid R$ 4.000 (something like € 1,367). He told us, proudly, that it was not the only one. Some other paintings had traveled to Australia, for example. It seemed very fair to us. And we ended up not resisting and bought, not one, but three of his paintings, a postcard and, of course, magnets for my dear addicted collector father.
Afterwards, we still went to the Ruins Park, which had been strongly recommended to us by Vitória, and we were delighted. Another splendid view to the city of Rio.
I will leave the rest to the second part (believe me, it is worth it). For now, I have written too much. However, I will leave you with images, so that you can check it out for yourselves. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Uau, gostei de tudo! Da Vitória, da história do Sélaron (não conhecia) e dos gelados Olá, Kibon no brasiuuu ahahah... qui bóóóm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste :) A ideia é mesmo mostrar aquelas coisas que nós achamos que sabemos mas afinal há sempre muito que ainda podemos saber.

      Eliminar